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Resonance – Susie MacMurray

Recentemente estive em uma reunião em que a palavra ‘ressoar’ foi usada e me lembrei da artista britânica Susie MacMurray. Eu fiz meu trabalho para a conclusão de um mês de estudos na Sotheby’s em 2013 sobre a obra e vida dela.

Susie MacMurray – Resonance, 2013

Sua obra “Resonance” é considerada a de maior conexão entre sua vida musical e artística.

Susie MacMurray teve sua primeira formação em música, tocava Fogote na Halle and Gulbenkian Orchestra. Nesse período, sua vida era de muitos compromissos e apresentações em vários lugares. Depois de alguns anos decidiu que era o momento de dedicar mais tempo à família e resolveu mudar completamente sua vida.

Abandonou a música e decidiu começar uma carreira em artes visuais.

Susie MacMurray – Resonance, 2013

Graduou-se na Manchester Metropolitan University, com MBA em escultura e Master em Fine Arts, em 2011.

Sua carreira artística foi muito influenciada pela sua experiência musical, principalmente em suas instalações, onde se destacam a dramaticidade e a teatralidade.

Resonance é uma instalação de grande porte, criada para a Trinity Church, em Brighton, uma antiga capela de regência que hoje em dia abriga uma organização sem fins lucrativos chamada ‘Fabrica’, onde desenvolvem vários trabalhos com a comunidade: como o Brighton Festival e os jovens produtores de filmes do Brighton – Youth Center.

Susie MacMurray – Resonance, 2013

Esta instalação foi elaborada com antigas partituras musicais de segunda mão, vendidas em lojas de instrumentos musicais usados que destinam o valor arrecadado das vendas a projetos educação de crianças carentes na Índia.

A obra em si, é carregada de emoção e significado: como a história da antiga igreja, as pessoas que ali trabalharam, as novas funções do local, o trabalho dos voluntários, etc

Susie MacMurray – Resonance, 2013

Tudo ali tem uma conexão, e essa é uma característica do trabalho de Susie: a apropriação e o uso do local como referência histórica.

Foram mais de 700 partituras escolhidas, entre música clássica, natalina, pop e jazz.           

Com a ajuda de voluntários, todas as partituras foram enroladas em forma de cone, e agrupadas em pequenos conjuntos e depois suspensas por um fio especial, no centro da igreja.

Ao entrar, tínhamos a sensação de que cânticos ecoavam nas paredes da antiga Trinity Church, causando um efeito deslumbrante e mágico.

Susie nos transporta para um mundo imaginário, onde a música é o centro dessa experiência.






Todos seus trabalhos são marcantes e uma característica em suas obras é a forma compulsiva, repetitiva, no uso do material selecionado por ela em cada trabalho.



“My installations are often immersive and I suspect that sensibility stems from the extraordinary, emotive experience of being in the centre of a full symphony orchestra – feeling the music vibrate through your body as well as in your ears”.

Susie MacMurray


Muitos dos materiais utilizados são: luvas e balões em látex, tecido, plumas, penas, pregos, cordas de violinos, argolas de cobre, galhos secos e conchas, dentre outros.


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