Luis Sacilotto
Cheguei no dia do encerramento desta exposição na galeria Almeida e Dale, e mesmo finalizada não posso deixar de compartilhar com vocês!
Foi uma experiência única poder fazer parte do universo de Luis Sacilotto!
Luis Sacilotto (1924-2003) foi uma das figuras centrais do concretismo histórico no Brasil e um dos signatários do manifesto Ruptura, em 1952.
No início da década de 1960, desencantado com os caminhos da arte e com o controle político no país, Sacilotto interrompeu seu trabalho por alguns anos. A partir de 1974, retornou a atividade artística, realizando então uma produção madura e original que manteve constante e intensa até seu falecimento em 2003.
A obra do artista nesse período é o foco desta exposição, na qual são apresentadas as diferentes buscas que Sacilotto desenvolveu ao longo desses anos, quando realizou a mais vibrante pesquisa cinética da arte brasileira, seguida de surpreendente investigação cromática.
Obcecado pela perfeição e pela exatidão, o intuito de Sacilotto nunca foi a precisão da técnica em si, mas uma ferramenta destinada a estimular experiências no subconsciente do observador: uma forma racional de provocar um resposta irracional. Uma obra na qual convivem harmoniosamente rigor e emoção.
Texto: Curadoria
Denise Mattar e Gabriel Pérez-Barreiro.