Institucional
O Art Destination tem como um de seus objetivos ser um canal de comunicação voltado para disseminação e educação da arte contemporânea. Lançado em 2018, está baseado na cidade de Porto Alegre-RS, Brasil, foi idealizado por Sandra Echeverria, que compartilha seus destinos de arte, através de muita pesquisa e estudos.
O Art Destination também oferece, além de seus canais de comunicação, serviços de consultoria para aquisição de obras, visitas guiadas para empresas e grupos, palestras e cobertura das principais feiras e exposições de arte do mundo.
Após Maio de 2024, o foco do Art Destination foi a dedicação para um novo projeto de catalogação digital de artistas gaúchos contemporâneos, criando uma plataforma exclusiva.
Esse projeto visa a catalogação digital de artistas contemporâneos vivos, gaúchos ou que tenham o Sul como referência.
A missão dessa Plataforma independente é de proporcionar uma maior visibilidade à produção artística gaúcha, com a finalidade de ampliar e facilitar o acesso a arte e ao conhecimento artístico, reunindo, em um espaço híbrido, tecnologia, pesquisa e educação.
*Plataforma desenvolvida especialmente para o Art Destination pelo Acervo Vivo.
Como funciona a Plataforma
Após uma extensa e cuidadosa pesquisa bibliográfica, convidamos artistas gaúchos contemporâneos, a participarem da Plataforma do Art Destination. Longa a jornada, em que, através de um processo cuidadoso de curadoria, nos preocupamos com que todas as informações estejam atualizadas e protegidas, protegendo dados pessoais e respeitando direitos intelectuais, além do livre arbítrio que cada artista tem para aceitar ou não, nosso convite.
Os artistas são convidados por Sandra Echeverria e recebem o formulário digital para cadastramento, o qual foi elaborado pela nossa equipe jurídica e de tecnologia.
Importante ressaltarmos, que pensamos na plataforma, para exaltamos diferentes níveis de artistas, possibilitando que os artistas convidados, divulguem a sua expressão.
Quais os critérios de curadoria da Plataforma
Levamos em consideração os seguintes critérios para convite dos artistas:
- Exposições institucionais;
- Conexão com o Rio Grande do Sul;
- Ser representado ou já ter sido representado por uma galeria;
- Consistência da sua pesquisa artística;
- Ter obra em acervo institucional ou pertencer a alguma coleção privada.