Art Basel – Suíça
Quando decidi conhecer as principais feiras de arte, lá em 2011, meu primeiro destino foi Basel. Uma das 3 maiores cidades da Suíça, com quase 200.000 habitantes, fazendo fronteira com a França e com a Alemanha, situada às margens do Rio Reno, Basel ou Basiléia, é uma cidade encantadora, além de ser considerada a capital cultural da Suíça.
Foi em 1970 que 3 galeristas: Ernest Bayeler ( Fundação Bayeler), Trudl Bruckner e Balz Hil criaram a Art Basel, que se tornou um sucesso desde a primeira edição – que teve mais de 16.000 visitantes e a participação de 90 galerias – se transformando na maior feira do mercado de arte da Europa, atraindo colecionadores, galerias, curadores e admiradores da arte, de todas as latitudes.
Em 2002 avançou para as Américas, tendo sua primeira edição em Miami.
Em 2013 foi a vez de avançar para a Asia, na cidade de Hong Kong.
A cada edição vem se mostrando cada vez mais forte , com a participação das mais importantes galerias do mundo e transformando a vida cultural das cidades sede.
Durante a semana dessas edições nas cidades sede, não só o Pavilhão da Art Basel é visitado, mas a região inteira respira arte, através de exposições paralelas, shows, debates, instalações e visitação aos espaços culturais do entorno.
Art Basel – Basiléia – 13 a 16.06.19
É um programa imperdível!
E também é muito bom ver excelentes galerias representando o Brasil!
Ainda dá tempo de se programar para visitar a Art Basel de Miami, que acontece de 05 a 08.12.19.
Para saber mais: