Arte em Punta del Este
Minha ligação e meu carinho pelo Uruguai vêm desde a minha infância. Nascida e criada em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em uma cidade que faz fronteira com o Uruguai, tive um aprendizado que me permitiu fruir de uma cultura diferente, forjando a pessoa que sou hoje.
Eu atravessava a rua e estava em outro país, e a cidade de Rivera exerceu um papel muito importante na minha educação, coisa que só os que vivem em uma cidade fronteiriça podem descrever.
A língua espanhola fazia parte do meu dia a dia e ali fui descobrindo e conhecendo esse país amigo.
Não canso de visitar o Uruguai e um dos meus locais preferidos no verão é a cidade de Punta del Este.
Um lugar com múltiplas atrações, com praias belíssimas, charmosas, uma vida noturna intensa e especial para os apreciadores da arte latino-americana.
Todos os anos visito as principais galerias, museus e fundações, sempre buscando novos conhecimentos, conversando com galeristas e descobrindo novos artistas.
Neste ano decidi compartilhar com vocês minhas caminhadas por Punta Del Este, mostrando aquilo de que mais gostei em arte.
Então, vamos lá:
Fundação Pablo Atchugarry
Em agosto de 2019, publiquei aqui no Blog uma matéria completa sobre essa Fundação, vale a pena ler. Foi inaugurada em Manantiales, em 2007 com o objetivo de promover as artes plásticas, a música, a literatura, a dança e outras manifestações artísticas e agora possui uma sede também em Miami.
Sempre um lugar maravilhoso para visitar, com um jardim enorme, esculturas ao ar livre, salas de exposições, um auditório, a capela e o estúdio do artista Pablo Atchugarry. É um lugar que pode ser visitado durante todo o ano, inclusive no inverno. Se tiver sorte, é possível encontrá-lo trabalhando em seu atelier ou caminhando pelo lindo jardim da Fundação.
Pablo Atchugarry é um escultor uruguaio, nascido em 1954. Famoso por suas grandiosas esculturas em mármore, com pedras selecionadas por ele mesmo, vindas da Toscana, da Bélgica e de Portugal. Cria obras que possuem uma leveza indescritível nas formas.
Neste verão, uma mega exposição do artista uruguaio Ignácio Iturria (1949), ocupa 3 salões expositivos.
El Mundo como Escenário
Iturria, um dos artistas contemporâneos uruguaios de grande destaque internacional, nos apresenta seus pequenos personagens em cenários tristes e com objetos do cotidiano, que nos remetem a imagens que fazem parte de nossa memória e da iconografia atual.
“Ignácio Iturria es un creador existencialista, cronista de un mundo interior inagotable. Com poco más que uma espátula y um pincel, lucha contra el abismo, que es uma manera noble de luchar contra la muerte.”
Leonardo Noguez – Curador
Um artista que mesmo com a globalização e as novas tecnologias, possui uma identidade própria, com temas universais e atemporais, mostrando que a arte ainda é um meio para entender o mundo contemporâneo.
- Manantiales: 28.12.19 a 15.03.20
- Miami: 18.07.20 a 19.09.20
- Horários: de terça a domingo – 09:00 às 17:00
- Ruta 104 Km 4,500,20005, Departamento de Maldonado
Outra dica que acho importante e imperdível é para os amantes da arte latino-americana, ou para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre estes artistas.
Uruguai, Brasil e Argentina são países de muito destaque nos movimentos de arte Concreta e Cinética, e Punta possui excelentes galerias de arte, que estão no mercado há muito anos, participam de feiras internacionais e apresentam obras de destaque que já foram vendidas pelo mundo por valores acima de 1 milhão de dólares.
Nas galerias abaixo, é possível encontrar muitas obras do artista Joaquín Torres Garcia, que viveu em Paris, Nova York, Barcelona, Toscana e outras importantes cidades do mundo, foi contemporâneo de Picasso e tem um nome relevante no chamado Movimento Concretista.
Fundou o Taller Torres Gracia, em Montevidéo em 1944, onde deu aula para novos artistas, ali também difundia o concretismo, juntamente com seus colegas.
Muitos artistas passaram pelo Taller, nomes como Julio Alpuy, José Gurvich, Gonzalo Fonseca, Oracio Torres, Maria Freire, José Pedro Costigliolo e outros.
Galeria Sur
Fundada em 1985, sempre vinculada ao meio artístico e cultural do Rio da Prata, ajudando a consolidar a identidade da arte uruguaia e argentina no exterior, através da participação ativa em numerosas exposições, bienais e feiras.
A galeria é especializada nas vanguardas históricas do Uruguai e Argentina, nas décadas de 20, 30, 40 e na Escola do Sul.
Possui grandes nomes em seu acervo como Torres Garcia, Barradas, Berni, Gurvich, Diego Rivera, assim como nomes da arte cinética e concreta como José Pedro Costigliolo, María Freire, Miguel Ángel Pareja e Julio Le Parc.
Também representa importantes artistas contemporâneos como Pablo Atchugarry, Eduardo Cardozo, Ignacio Iturria, Marcelo Legrand entre outros.
Exposição :
Torres Garcia – Um Universo Vanguardista
Essa exposição celebra os 35 anos da galeria e é uma retrospectiva do artista Joaquín Torres Garcia, abrangendo os diferentes períodos de sua carreira, com obras elaboradas em Barcelona, Nova York, Paris e Montevidéo.
Formas primitivas, influência africana, pequenas cidades, portos, brinquedos e murais integram essa mostra que está maravilhosa.
- Período – de 27.12.19 a 20.02.20
- Horários: Todos os dias – das 10h às 24h
- Ruta 10, Parada 46 La Barra – + 598 4277 2014
Galeria de las Missiones
Fundada em 1990 em Montevideo e com uma nova sede em José Ignácio, inaugurada em 2006, possui um acervo dedicado às vanguardas históricas latino-americanas.
Exposição:
“En ausencia del color”- Abstracción geométrica em Blanco y negro
Artistas: Maria Freire, José Pedro Costigliolo, Manuel Pilós, Gonzalo Fonseca e outros.
- Periodo – Janeiro e Fevereiro de 2020
- Horários: 11h às 15 e das 17h às 22h – de segunda a domingo
- Calle Las Garzas, 2042 José Ignácio
Galeria del Paseo
Fundada em 1996, a galeria é especializada em artistas latino-americanos contemporâneos.
Também possui uma sede em Lima, no Peru, inaugurada em 2013, onde possui nomes de destaque na arte peruana.
Exposições:
“Las Pajareras de Dufy”
“Titulé esta serie “Las pajareras de Dufy” como recordatorio de aquella acuarela de los buenos e inocentes tiempos em que aves y humanos compartíamos tiempos más felices”
Daniel Escardó, 2005
”Paisajes”
“Mi trabajo es el fruto de miles de kilómetros recorridos con el objetivo de mostrar algunos rasgos de uma identidad rioplatense, a veces difusa, a veces perdida”.
Marcos Zimmermann
- Período – de 10.01 a 29.02.20
- Horários: de segunda a domingo – 11h ás 15h e das 17h ás 22h Ruta 10km 164 – Manantiales – + 598 42 775 860
Guerra Galeria de Arte
Há mais de 32 anos a galeria Guerra se dedica a exibição e venda de artistas uruguaios contemporâneos, incorporando posteriormente obras de grandes artistas da arte latino-americana.
Com duas sedes, uma na cidade de Montevidéo e outra em Punta del Este, possui em seu acervo nomes importantes como Javier Abdala, Gurvich, Raquel Palma , Maria freire e Miguel Angel Guerra .
- Segunda à sexta
- Horários – 15h às 19h
- Rbla. Gral. Artigas esq. Virazón – + 598 4244 6838
Galeria SILU
Uma galeria de tirar o fôlego!
Suas obras são inspiradas na natureza e feitas com materiais naturais, como areia, pedras, madeira petrificada, conchas, areia vulcânica e outros. Todos os objetos são elaborados pelo coletivo SILU, coordenado pelos artistas Silvestre Jacobi e Lucila Dickinson, há quinze anos.
Seu processo criativo surge do diálogo entre a natureza e seu estado puro. Suas obras são pequenos fragmentos deste diálogo, que alcança sua plenitude no encontro dos sentidos de quem as observa.
Ruta 10 Km 163.5 – Manantiales – 095 342 939
Museo Ralli
O Museu Ralli tem como objetivo, promover o conhecimento de obras de artistas latino-americanos contemporâneos e também a obras de artistas europeus do século XV ao XVIII e do período pós-impressionista.
Nomes como Salvador Dalí, Fernando Botero, Ricardo Carpani, Juan del Prete, Nicolas Guagnini, Jorge Velarde, Ignácio Iturria e muitos outros fazem parte deste importante acervo.
Os fundadores, Sr. Harry e Dra. Martine Recanati, amantes da arte surrealista, recorreram à América Latina durante muitos anos, buscando obras que os impactassem muito mais pela qualidade do que pelo nome ou reconhecimento público do artista e seu valor no mercado.
Hoje em dia existem cinco Museus Ralli no mundo:
- Punta del Este (Uruguai)
- Santiago (Chile)
- Marbella (Espanha)
- Cesárea (Israel) – duas sedes
O Museu Ralli é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Não aceitam doações nem subsídios de órgãos públicos ou privados, nem realizam atividades comerciais, por isso não possui cafeteria, nem venda de livros, catálogos ou souvenirs.
A entrada é gratuita.
- Janeiro e Fevereiro – de Terças a domingos – 14h00 às 21h00
- Dezembro, Março e semana de Turismo – de terças a domingos – 14h00 às 18h00
- Outubro, Novembro, Abril e Maio – sábados e domingos – 14h00 às 18h00
- 25/Dezembro – 1º de Janeiro – Fechado
- Bervely Hills – Punta del Este – + 598 4248 3476
Excelente o painel apresentando o que de mais relevante esta acontecendo agora em Punta del Este e arredores .Parabéns! Lamento não ter visitado a Galeria Silu , gostei muito do que foi mostrado aqui.
This info is invaluable. How can I find out more? https://Evolution.Org.ua/