MACRS – Exposição de Arte Contemporânea RS
A mostra que está sendo apresentada no Museu de Arte Contemporânea do RS foi realizada a partir do projeto de catalogação do acervo da instituição. Um trabalho executado por grandes profissionais da área, coordenado pela produtora e gestora cultural Vera Pellin e com a curadoria de Maria Amélia Bulhões.
Para o catálogo a curadora esclarece que “as obras foram organizadas em quatro grandes grupos, para dar visibilidade aos vários momentos de constituição deste acervo”.
São eles:
1) Dos anos 1970 a 1980 – período em que a arte contemporânea começa, aos poucos, a despontar no Rio Grande do Sul.
2) Anos 1990 – quando a arte contemporânea se consolida no mercado gaúcho, com o apoio de grandes instituições.
3) Anos 2000 – período em que essas práticas se tornam determinantes e se propagam no cenário da arte do RS.
4) Vídeo Arte – produções que também fazem parte do acervo e que constituem uma nova forma de arte muito característica dos anos 2000.
A exibição reúne obras de artistas que tiveram relevância em inovar e criar diálogos que contemplassem um panorama local, nacional e internacional na arte contemporânea.
Para Maria Amélia Bulhões “a mostra coloca em evidência aspectos fundamentais do perfil do acervo do MACRS, destacando obras que marcam significativamente mudanças de perspectiva na produção artística, por suas estratégias, seus recursos materiais, formais ou de conteúdo”. fonte: MACRS
As obras estarão expostas na Galerias Sotero Cosme, Xico Stockinger e Espaço Vasco Prado (6º andar) da Casa de Cultura Mario Quintana, localizada na Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre, RS.
As visitações, que poderão ser realizadas de segunda a sexta das 10h às 18h, terão controle de acesso, mediante agendamento prévio pelo e-mail (visitaccmq@gmail.com)
![](https://artdestination.com.br/wp-content/uploads/2021/05/MACRS-catalogo65-1024x766.jpeg)
Para saber mais: