Perle Fine – a cor como forma
The Accordment Series
![](https://artdestination.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Perle-Fine-2.jpg)
Nascida em 1905, em Boston, Perle Fine fez parte de uma geração de vanguarda de pintores expressionistas abstratos, como Lee Krasner, Willie de Konning e Mark Rothko.
Depois de seus estudos, em 1930, com Hans Hoffman, Fine foi convidada por Willem de Kooning a participar de um grupo de artistas chamado 8th Street Club (The Club) em NY, onde se tornou um membro de destaque.
![](https://artdestination.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Perle-Fine-5.jpg)
Ela foi uma das primeiras artistas mulheres da época a expor em uma galeria: Betty Parsons Gallery – e também tornou-se uma das poucas mulheres a participar do renomado 9th Street Show, em 1951.
Fine teve uma carreira longa e de muito sucesso, nunca hesitou em seu compromisso com a pintura, de uma maneira pura, limpa e abstrata, com a cor como forma.
![](https://artdestination.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Perle-Fine-4.jpg)
No entanto, nunca sentiu a necessidade de criar uma “marca própria, um estilo”, foi através de suas experiências, conceitos e métodos, ditados por sua criatividade pessoal que a a tornaram especial.
![](https://artdestination.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Perle-Fine-3.jpg)
Perle Fine, apresentou seu trabalho em exposições individuais ou em grupo de artistas durante muitos anos.
Depois de sua morte, em 1988, ela foi lembrada em uma exposição individual na Pollock-Krasner House and Study Center, East Hampton (2005) e em outra exposição em Hofstra, também em 2005. Seu trabalho faz parte de importantes coleções públicas e privadas de vários lugares do mundo.
![](https://artdestination.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Perle-Fine-1.jpg)
O trabalho de Perle Fine é de uma delicadeza ímpar.
Pena que as fotos não mostram toda a beleza.
![](https://artdestination.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Perle_Fine.jpg)
Berry Campbell Gallery
530 West 24th Street