Ícone do site ArtDestination

Cinema em casa

Tão bom se sentar no sofá para assistir um filme!

E filmes sobre arte, vida de artistas famosos e até filmes de ficção ligados à arte é o que não falta!
Preciosidades que alimentam a alma!

Pesquisei em várias fontes e fiz uma relação dos que mais gostei!
Espero que também gostem e aceito sugestões e dicas!

Séraphine – 2008
Baseado na história da pintora francesa Séraphine de Senlis, em 1914, Wilhelm Uhde, um famoso coletor de arte, aluga um apartamento afastado, para descansar da agitada vida que costuma levar em Paris. A faixineira do local tem quarenta anos e é uma mulher áspera que é piada dos outros, Certo dia, convidado pela dona do prédio, ele nota na sala de estar dela um pequeno quadro e fica surpreso ao saber que o artista é Séraphine.
Gauguin: Viagem ao Taiti
No ano de 1891, Gauguin se exila no Taiti. Ele quer reencontrar sua pintura livre e selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Ele se infiltra na selva, encarando a solidão, a pobreza, a doença. Lá, conhece Tehura, que se tornará sua esposa e tema das suas telas mais importantes. Filmada no Taiti, essa epopeia sentimental e artística concilia a imponência cenográfica com a busca íntima do artista, ritmada pela presença da natureza poderosa e a de um mundo onde, às vezes à noite, vagueiam fantasmas de espíritos maléficos.
Grandes Olhos – 2015
O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.
Love is the Devil – 1998
O pintor britânico Francis Bacon é o personagem central dessa trama. O longa narra o relacionamento entre Bacon, vivido por Derek Jacobi, e seu amante e ex-criminoso Dyer, interpretado por um Daniel Craig pré-007. Vale lembrar que o filme conta um período relativamente curto da vida do artista: de 1963, quando ele conhece Dyer, até o suicído do amante, um dia antes da abertura de uma retrospectiva de Bacon no Grand Palais, em Paris, em 1971.
Meia Noite em Paris – 2011
Gil sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez, e dos pais dela, John e Helen. John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Mas, estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.
Moça do Brinco de Pérola – 2004
Em pleno século XVII vive Griet, uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela “Girl with a Pearl Earring”.
Mr. Turner 2014
J.M.W Turner é um pintor inglês impressionista. O artista é fascinado pelas luzes e pelo efeito da iluminação no mar, nas cidades, nas construções e nas paisagens. Turner é o pai solteiro de duas filhas. Em um período triste de sua vida, ele conhece uma mulher incrível, por quem se apaixona.
Pollock – 2000
Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: “Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?”. Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida.
Renoir – 2012
Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean, que luta na Primeira Guerra Mundial. Eis que surge em sua vida Andrée, uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa. Quando Jean retorna à casa do pai para se recuperar de um grave ferimento na perna, ele se envolve com Andrée e a torna também sua musa, mas de um sonho ainda distante: o de fazer cinema.
Van Gogh – Vida e Obra de um Gênio – 1990
França, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Itália uniram-se para esta produção inicialmente pensada como uma série de quatro horas de duração para a BBC. Com uma equipe formada por franceses e holandeses, e apenas dois atores ingleses, Tim Roth e Paul Rhys nos papéis de Vincent e Theo, Altman sentiu em certo momento que a dificuldade com a língua era difícil de transpor e percebeu que essa dificuldade de entendimento tinha a ver com a história que conta no filme. O projeto o interessou pela possibilidade de compor um retrato diferente da habitual imagem do artista punido por estar à frente de seu tempo. O Van Gogh de Altman é um homem solitário, que fala uma outra língua, um criador obsessivo, exigente com sua arte.
Com Amor, Van Gogh – 2017
Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.
Basquiat – Traços de uma Vida – 1996
Em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado também tem um preço muito alto.
Vida e Arte de Georgia O’Keeffe
Os quadros deslumbrantes de Georgia O’Keeffe são apresentados ao longo do romance de Georgia com o carismático fotógrafo Alfred Stieglitz, interpretado por Jeremy Irons, mas seu colapso emocional começa ao perceber que Alfred era infiel, durante sua autodescoberta em Taos, Novo México. Georgia O’Keeffe é um filme imperdível, um drama cativante tanto para os fãs do trabalho da artista quanto para quem ainda não a conhece.
Frida – 2002
O filme narra a vida da pintora mexicana Frida Kahlo, interpretada por Selma Hayek. O casamento com o muralista Diego Rivera, os diversos casos amorosos – inclusive com o intelectual marxista Leon Trotsky – as experiências homossexuais e o trauma após um acidente de ônibus catastrófico são episódios da história da artista que aparecem na trama. Hayek foi indicada ao Oscar pelo papel.
A Dama Dourada – 2015
Maria Altmann é uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro “Woman in Gold”, de Gustav Klimt – retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação. Ela conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista.
Os Amores de Picasso – 1996
O grande diferencial desse filme sobre o renomado pintor espanhol Pablo Picasso (interpretado pelo brilhante Anthony Hopkins) é o fato dele ser apresentado pela visão das mulheres que tiveram maior contato com ele.
A paixão de Camille Claudel – 1988
A trama resume a trajetória de vida da escultora Camille Claudel (Isabelle Adjani), uma linda jovem francesa que aos 17 anos de idade se muda para Paris. Algum tempo depois, ela conhece um dos maiores artistas do seu tempo, Auguste Rodin (Gerárd Depardieu), de quem se torna assistente e musa inspiradora.
Dali – Poucas Cinzas – 2010
Em Madri, uma cidade dividida por um sentimento de revolução cultural e um lugar de repressão e instabilidade política dos tempos pré-Guerra Civil Espanhola, o jovem e excêntrico Salvador Dalí (Robert Pattinson), de 18 anos, entra na faculdade decidido a se tornar um grande artista. Logo, ele começa uma amizade com o poeta revolucionário Federico García Lorca (Javier Beltran) e o controverso Luis Buñel (Matthew McNulty), formando um trio que procura se divertir e encontrar sua liberdade artística. 
Nunca Deixe de Lembrar – 2018
Kurt Barnert (Tom Schilling) é um artista alemão que conseguiu escapar da Alemanha Oriental. Agora, ele vive seus dias na Alemanha Ocidental, mas ainda assim é atormentado pelos traumas da sua infância sob o regime dos nazistas e da República Democrata Alemã (RDA).
As sombras de Goya – 2007
Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia.
A obra de arte – 2009
A Obra de Arte, um filme de Marcos Ribeiro. Sete artistas brasileiro abrem seus ateliês e revelam seus pensamentos sobre arte e criação artística. Como nascem e prosperam as obras de arte? O que são obras? 
Minha obra-prima – 2019
O abismo que separa o mundo elitista da arte e o público médio constitui o alvo de Minha Obra-Prima, comédia sobre pintores fracassados, mecenas ignorantes, agentes sem escrúpulos, consumidores ricos e fúteis. Ninguém escapa ao humor corrosivo que satiriza tanto a direita vaidosa quanto à esquerda utópica. No centro da trama se encontram dois produtores cínicos de arte: por um lado, o pintor Renzo Nervi (Luis Brandoni), que afirma fazer “algo inútil que não interessa a ninguém”, e por outro lado, o negociante Arturo Silva (Guillermo Francella), capaz de rasgar elogios a obras de que não gosta, mas que podem lhe render lucros.
Nise – O Coração da Loucura – 2016
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do afeto e da arte. A partir desta iniciativa nasce um significativo grupo artístico brasileiro –  9 Artistas de Engenho de Dentro.
O Melhor Lance – 2014
O Melhor Lance (La migliore offerta), filme que acaba de estrear e retrata os bastidores do mercado internacional de artes plásticas. Virgil Oldman, interpretado pelo ator australiano Geoffrey Rush, é um requintado leiloeiro, reconhecido internacionalmente, que durante os leilões que organiza aplica golpes (desvaloriza algumas peças e as adquire por preços abaixo do mercado) e assim enriquece e valoriza sua coleção de obras raras. Para que consiga obter as peças, o leiloeiro conta com a ajuda de Bily (Donald Sutherland), que frequenta os leilões e arremata as peças que interessam a Oldman.
Modigliani: Paixão Pela Vida – 2004
Andy Garcia interpreta o pintor italiano Amedeo Modigliani, um quebrador de parâmetros na arte do início do século XX
Caravaggio – A Alma e o Sangue – 2018
Um mergulho na vida e obra do pintor italiano Caravaggio. Passando por Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta, os tormentos e contradições do artista, conhecido por contrapor luz e sombra em suas criações.

Esta numerosa lista de filmes se encontra em diversas plataformas de streaming e de vídeo

Baseado na coletânea realizada por Nathália Tourais do Guia Mais, sinopses do Adoro Cinema, Filmow, Favo do Mellone, Alto Astral e Papo de Cinema

Sair da versão mobile