Donald Judd – MoMA

Exposição de Donald Judd no MoMA em 2020


Antes da Pandemia, tive a sorte de poder visitar a exposição do artista Donald Judd no MoMA, em Nova York.Donald Judd é considerado um dos artistas mais importantes do século XX.


Suas idéias e obras em formatos diferentes continuam influenciando até hoje os campos da arte, da arquitetura e do design.

Artista ligado ao movimento Minimalista americano (embora seja um termo que sempre rejeitou) , Judd foi integrante de uma geração de artistas como Larry Bell, John Chamberlain, Dan Flavin e outros, que procuravam superar as inovações dos artistas expressionistas abstratos.
?

Nasceu em 03 de Junho de 1928, em Excelsior Spring, Missouri, USA. Estudou filosofia e história da arte na Columbia University e pintura na Art Students League.
?

De 1959 a 1965, trabalhou como crítico de arte. Começou com pintura abstrata a partir dos anos 60, e logo após iniciou seus trabalhos tridimensionais , mudando totalmente a ideia pré concebida de obra de arte.

Foi nesse período que produziu obras em formas ocas, retilíneas e com volume, pelas quais se tornou conhecido. Interessado na tridimensionalidade da escultura e na relação que os objetos estabelecem com o espaço e o solo.
?

Nos seus trabalhos, que resultam de uma radical simplificação das formas, o artista busca acentuar as qualidades físicas e plásticas, sem expressar nada além da realidade física e sensível das formas.

Denominados “Specific Objects”, esta nova forma de obra de arte era focada na investigação do “espaço real” ou o espaço tridimensional, usando materiais industriais como, ferro galvanizado, alumínio, aço inoxidável, madeira compensada e Pexiglas, em diferentes combinações de cores. “Stacks”, eram obras presas na parede, em intervalo regulares, do chão ao teto.Essa nomenclatura serviu de base para os trabalhos desenvolvidos pelo artista, durante toda a sua vida.

Em 1968, mudou-se para Nova York, onde comprou um prédio na Spring Street . Ali produzia, distribuía e vendia suas obras.
O prédio, projetado por Nicholas Whyte e construído em 1870, foi o primeiro imóvel comprado por Judd e serviu como sua residência e estúdio.

Judd mudou-se para Marfa, no Texas, em 1972. Em 1984 começou a desenhar mobiliário e na primeira metade dos anos 80 começou a esboçar o projeto da Chinati Foundation, em Marfa, um complexo de prédios reformados que inaugurou em 1986 para a exibição de suas obras de arte bem como para obras de outros artistas contemporâneos.
Donald Judd morreu em 1994, em Nova York.
?

Suas Fundações , tanto em Marfa, como em Nova York podem ser visitadas, e hoje em dia são dirigidas por seus filhos.

Untitled, 1991 Enameled aluminum

Essa escultura de grandes proporções foi a última de seis que Judd criou entre 1984 e 1991, cada uma com uma paleta distinta. As oito cores escolhidas correspondem a padrões da indústria (RAL chart): traffic white, traffic red, vermillion yellow, melon yellow, sulfur yellow, azure blue e turquoise blue.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *